quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O que é Propósito de vida?

Chega o final do ano e são inúmeros os blogs, sites e paginas que encontro a sugerir "Encontra o teu Propósito",

E se eu vos dissesse que a palavra "Propósito" era até ao inicio de 2017 completamente desconhecida para mim? 

Provavelmente não ficam espantados pois também essa palavra é desconhecida para vocês.

A primeira vez que li essa palavra com olhos de ver, foi quando comecei a fazer o curso de coaching pois havia um capitulo inteirinho  que falava acerca de encontrar o nosso propósito e nos guiava nesse sentido explicando o que era e como conseguiríamos encontrá-lo e conquistá-lo.

Confesso que não foi tarefa fácil para mim. Perguntavam-me: 
"Qual é o teu sonho?" Eu não sabia responder. 
"O que é que sabes fazer de melhor?" Eu achava que não havia nada que me distinguisse particularmente. Mesmo quando davam a resposta por mim... "escreves muito bem"... eu via o meu livro já publicado, esgotado, que teve imenso sucesso mas havia qualquer coisa que me dizia que, apesar de ter sido um sonho concretizado, também não era esse o meu propósito. 
Voltavam a perguntar: 
"Mas afinal o que é que te faz verdadeiramente feliz e realizada?" E eu pensava nas respostas cliché, como os meus filhos. Mas não, não era isso.

Só bastante mais tarde se fez luz na minha cabeça sobre aquele que seria de facto o meu propósito. E é difícil explicar isto por palavras. Quando descobrimos o nosso propósito, tudo faz sentido... tudo mesmo, desde o nosso passado, ao presente e aquilo que pretendemos ser o nosso futuro. Quando descobrimos o nosso propósito conseguimos ver-nos a concretizá-lo para sempre. 

Isto para mim foi o click. Foi de repente conseguir ver-me com uns óculos do futuro e pensar. Esta sou eu. Esta vou ser eu sempre. Ao longo do processo de descoberta fui deixando crenças para trás, ultrapassando obstáculos e essa descoberta foi-me permitindo ter uma nova perspectiva de mim própria. E o engraçado é que sinto que a resposta esteve sempre em mim. Quando leio artigos meus antigos de outros blogs e revejo-me nesta paixão que é o coaching, mas que na altura era qualquer coisa que não tinha nome. 

O processo de descoberta do nosso propósito é algo em constante crescimento pois, quanto melhor nos conhecemos, mais temos a certeza de qual o caminho a seguir. Por vezes esse caminho é sinuoso, tem ratoeiras, faz-nos questionar, mas é também nesses momentos que reforçamos o nosso propósito de vida. "Aquilo que não nos mata, torna-nos mais fortes". E a verdade é essa mesmo. A descoberta do nosso verdadeiro eu, quem nós somos de verdade, pode ser doloroso mas torna-nos incrivelmente poderosos. 

Agora que 2017 está a chegar ao fim e se aproximam 12 meses, 365 dias de oportunidades, o que é que estás à espera para encontrares o teu propósito? Por outras palavras... o que é que estás à espera para encontrares a verdadeira felicidade no teu verdadeiro EU?


#encontraoteuverdadeiroeu #encontraoteupropósito #mudança #sonhos #perspectivas #quererépoder

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que é o Coaching Escolar e Desportivo?

Primeiro a saber. Sou mãe. Tenho 2 filhos gémeos adolescentes. A saber também. Durante mais de 20 anos segui uma profissão que não tinha na...