1. LIFE COACHING
Será que aquilo que ouve é efetivamente aquilo que lhe querem transmitir?
Será que aquilo que diz, é percebido pela outra pessoa exatamente da forma que gostava que tivesse sido?
Quantas vezes sentiu que estava a falar de alhos e lhe responderam em bugalhos?
Sabe porque é que isso acontece?
A
nossa mente é composta pelas nossas memórias e pelas nossas vivências.
Aquilo que nós vemos ou a forma como nós vemos os acontecimentos pode
ter um impacto completamente diferente se for visto por outra pessoa. O
que tem uma importância extrema para nós, pode não ter qualquer
importância para o outro. O facto de nós vermos o mundo cor de rosa não
quer dizer que todas as pessoas o vejam da mesma cor. Cada um de nós vê e
sente o mundo à sua maneira.
Daí
resultam conflitos, falsas interpretações e até falsos conceitos de
personalidade. Será que ser honesta é mesmo uma característica da minha
personalidade? Ou julgamo-nos honestos porque encontrámos à nossa volta
demasiadas pessoas desonestas? E o que é ser justo? A palavra justo
significa o mesmo para todas as pessoas? Faz sentido considerarmos uma
pessoa simpática, divertida, amiga como características da nossa
personalidade? Será que as outras pessoas têm a mesma opinião?
Termos
presente na nossa mente que cada ser humano é dono das suas atitudes,
percepções, sentimentos tem uma importância vital no relacionamento que
temos com as outras pessoas. Sabermos comunicar e ouvir os outros é
fundamental. Termos noção do mundo de dentro para fora e de fora para
dentro. Termos uma visão a 360 graus.
O
coaching pode ajudá-lo a ter o MUNDO nas suas mãos ao ver a sua mente e
o mundo com uma maior clareza. O coaching ajuda-o a relacionar-se com o
seu companheiro, filhos, amigos, colegas de trabalho.
O
coach permite ajudar cada pessoa a descobrir o que tem de melhor, a
ultrapassar as barreiras e obstáculos que o prendem na concretização dos
seus sonhos, a distinguir o que é a sua verdade pessoal e o que reflete
o sonho de outras pessoas, a descobrir as suas verdadeiras motivações, o
que mantém o nosso coração feliz.
2. BUSINESS COACHING
2. BUSINESS COACHING
O coaching executivo oferece aos lideres e
responsáveis das organizações uma maior capacidade de utilizar os seus
recursos pessoais de liderança, estratégia e comunicação.
Deste modo, o líder conseguirá perceber o que motiva
os seus empregados, alinhar objetivos, criar soluções e confiar em si
mesmo, o que fará que outros confiem em si e no seu melhor.
O coaching pode atuar individualmente ou em grupos.
- - Permite que desenvolvam competências interpessoais;
- - Promove o alinhamento da cultura com os objetivos da empresa;
- - Aumenta a eficácia dos colaboradores expandindo as suas capacidades pessoais;
- - Melhora a comunicação interpessoal;
- - Aumenta o grau de satisfação de cada interveniente;
- - Motiva e estimula competências;
- - entre muitos outros benefícios.
As
organizações são feitas de pessoas e para pessoas. Um bom líder é aquele que
percebe que pessoas motivadas, felizes e realizadas contribuem para um aumento
significativo dos resultados da empresa.
O
coach e o coaching pode acompanhar o líder neste caminho, ajudando-o a
compreender melhor os seus empregados de modo a que todos mantenham a mesma
visão e os mesmos objetivos.
O coach
pode acompanhar os seus empregados e colaboradores da sua empresa, ajudando-os
a manter esse alinhamento, mediando a resolução de conflitos e até mesmo
melhorando as suas próprias capacidades.
3. PARENTAL e KIDS COACHING
3. PARENTAL e KIDS COACHING
Este tipo de coaching pode atuar em duas vertentes. A vertente do pai, mãe, educador (coaching parental) e a vertente da criança ou adolescente (kids coaching-clique aqui para saber mais).
Uma
criança não é violenta, mal educada por natureza. E também não está na
natureza dela, gritar, bater, morder. Estes comportamentos são reações a
emoções que a criança tem. É importante entender a parte emocional da
criança, os motivos que levam a emoções e que por sua vez a levam a ter
determinados comportamentos. Pelo mesmo motivo, o educador não deve
reagir com um comportamento punitivo como castigar a criança. Está a
castigar o comportamento sem perceber ou resolver a emoção que o causou.
A
criança deve saber conseguir exprimir as suas emoções de forma que o
educador consiga entender o motivo e aí sim, agir em conformidade. Não é
um caminho fácil este. As crianças são seres puros de emoções. Mas é
também nesta altura que a criança vai construindo a sua maneira de ser e
ao ter emoções não resolvidas e não experienciadas, pode trazer
consequências nefastas em adulto.
A
saber que a nossa maneira de ser hoje em dia é o resultado de várias
experiencias ao longo da nossa vida. Se hoje temos medos, receios,
ansiedades, pânico de algo, tem a ver com emoções não resolvidas em
criança.
Uma
criança bem resolvida emocionalmente é um adulto emocionalmente mais
inteligente que qualquer outro adulto e por isso capaz de atingir
infinitas possibilidades.