domingo, 1 de outubro de 2017

Não tens pena de perder amizades?

Há uns dias perguntaram-me: Não tens pena de teres perdido tantas amizades?

Esta pergunta hoje fez-me pensar no que é isto de perder amizades? Um amigo é algo que se possa perder? Um verdadeiro amigo não se perde, a não ser que este deixe de estar entre nós por razões alheias à vontade de ambos.

Mas então que amizades são estas que passam por nós, por vezes de uma forma tão intensa que nos marcam para sempre e de repente desaparecem da nossa vida, deixando apenas para trás apenas a memória dessa amizade? E será que desaparecem mesmo por vontade própria ou somos nós que as esmagamos e fazemos desaparecer da nossa vida?

Muitas vezes perguntei-me a mim própria, porque é que eu dava tanto de mim e recebia tão pouco das minhas amizades?

Porque é que há amizades que mesmo sem nos vermos ou falarmos durante mais de um ano, nunca questionámos essa mesma amizade e porque é que há outras que ao mais pequeno desencontro, arrumamos a um canto?

Se eu tenho pena de ter perdido tantas amizades? Hoje eu respondo. Não. Primeiro porque as verdadeiras amizades não se perdem. Segundo porque aprendi que a amizade é algo que se dá sem pedir algo em troca.

Além de que percebi que não se perdem simplesmente amizades. Acontece que elas por vezes tomam caminhos opostos. Pode dar-se voltarem a cruzar-se um dia. Podem nunca mais voltar ao que eram. Mas a amizade essa, que um dia foi forte e intensa, fica para sempre registada no nosso coração e na nossa mente. Sem culpa, sem pena, sem remorsos, sem desilusões. E aquelas verdadeiras amizades, sabemos que o são nos momentos que precisamos, sem termos que pedir, nem termos que dar. E descobrimos que as verdadeiras amizades nunca partiram, mesmo que a dada altura os nossos caminhos tivessem seguido direções diferentes.
 
#amizade #perspectiva

Sem comentários:

Enviar um comentário

O que é o Coaching Escolar e Desportivo?

Primeiro a saber. Sou mãe. Tenho 2 filhos gémeos adolescentes. A saber também. Durante mais de 20 anos segui uma profissão que não tinha na...